Oficina das Noivas

15 dicas de Lifestyle na fotografia de família | Do jeitinho que ela é

mar 01, 2018
Registros de Família

Quando imaginamos uma fotografia de família, o que vem imediatamente a nossa mente é uma grande família posando um do ladinho do outro, olhando e dizendo “xis” para a câmera, não é assim?

Embora não veja problema algum com este tipo de fotografia, a técnica da fotografia lifestyle veio para repensar e propor um novo formato criativo de eternizar momentos de uma maneira mais leve, mais descontraída e natural.

A ideia é muito simples: basta trocar as poses tradicionais, por momentos naturais da vida. Se permitir ter sorrisos espontâneos, se permitir vivenciar momentos reais em família e serem vocês mesmos, como se não estivesse alguém ali registrando tudo. O resultado disso tudo, são fotos com uma perspectiva totalmente natural e descontraída, mas mantendo o respeito e cumplicidade de cada momento.

Cada vez mais vemos famílias e profissionais antenados, se entregando a esta técnica, que com certeza já virou tendência e posso arriscar que perdurará por muitos e muitos anos.

Além do mais, muitas pessoas, assim como eu, por incrível que pareça, são tímidas quando estão pousando para uma fotografia. Na época da minha gravidez, foi muito difícil tomar a decisão de tirar fotos mostrando a minha barriga, por exemplo. Tinha muito receio de ficar vulgar, e de não transmitir a essência daquele momento.

Só consegui porque a fotógrafa Jennifer da Klemann Photography utilizou esta técnica no meu ensaio, o que me deixou super a vontade, sem me preocupar em pousar para as fotos, me permitindo vivenciar de fato um momento real e intimo do que realmente eu estava sentindo com a minha filhota na barriga. Nem preciso dizer que fiquei apaixonada pela técnica e agora não quero outra coisa. =)

Acaba sendo uma ótima oportunidade para abrirmos mão do modo tradicional e nos lançarmos de forma mais simples em momentos reais da vida do jeitinho que realmente ela é. Por exemplo, se você gosta de comer pipoca com a família, enquanto estão assistindo a um filme, porque não registrar este momento?

Mas olha na hora de procurar um profissional, se atente a alguns cuidados. Embora esta técnica pareça simples, o profissional precisa ter experiência, pois exige até muito mais cuidados do que a técnica tradicional.

Estamos falando de momentos íntimos, de sentimentos e o objetivo principal é que você e sua família se sintam respeitados, e ao receber o material finalizado se identifiquem com o que foi retratado, de modo que as imagens captadas tenham alma, movimento e amor.

Tudo se conecta, não dá para ser apenas um registro, se fosse assim, não precisaríamos contratar profissionais competentes, e sim designaríamos qualquer pessoa (que não se capacitou) para realizar o que chamamos de apenas “registro” não é mesmo??

Por isso a escolha deste profissional precisa ser acertada, uma pesquisa minuciosa sobre suas competências profissionais e estilo artístico, são fatores fundamentais para determinar uma boa escolha.

Mais quais são os cuidados que eu preciso ter?

1. Identifique-se com o trabalho do fotógrafo: A fotografia não é apenas um mero registro dos acontecimentos. Procure entender que o fotógrafo se comunica através da sua história, qual é a identidade do trabalho dele. Observe a forma como ele conta histórias de famílias, e principalmente se já utilizou esta técnica de lifestyle em outras fotografias.

2. Identifique-se com a pessoa por trás das lentes: Observe como o fotógrafo se apresenta. Mais do que ser uma “empresa conceituada que está no mercado a x anos”, o fotógrafo deve ter uma sensibilidade evidente. É essencial que o fotógrafo revele a sua personalidade as pessoas que estão sendo fotografadas, de modo que possam se sentir confortáveis ao lado dele, afinal ele irá registrar momentos íntimos com você e sua família, é preciso ter empatia.

3. Conexão sem interferências: Para criar imagens incríveis, é essencial que o fotógrafo consiga criar conexão com pessoas e situações rapidamente, sem interferir no momento, para que o resultado seja o mais natural possível.

4. Imagem e movimento: É humanamente impossível lembrar da história de cada foto, mas todo bom fotógrafo tem algumas fotos sobre as quais ama falar, descrevendo a situação ou contexto em que foram tiradas. Desta maneira você entenderá aquilo que o toca, que desperta o seu olhar;

5. Detalhes que importam: Neste estilo de fotografia, o principal objetivo é passar para as imagens a energia do ambiente e das pessoas e, contar a história de uma fase da vida daquela família de forma natural.  Embora as pessoas sejam o foco principal, também vale registrar os detalhes, tudo o que puder contar a história da família. Então observe se o fotógrafo implementa em seu estilo, a delicadeza e observação nos pequenos detalhes.

6. Saiba que fotografar é um exercício narrativo: É normal que na apresentação do trabalho os profissionais selecionem as melhores fotos de cada evento, mas é imprescindível que você veja pelo menos um álbum de ponta a ponta. Dessa maneira você poderá entender como o fotógrafo contou a história daquele dia na vida daquela família específica. Em um ensaio de acompanhamento do bebê, por exemplo, é muito legal registrar os avanços e conquistas do bebê, como por exemplo: aprendeu a bater palminhas, mandar beijinhos, ficar de bruços entre outras conquistas que amamos registrar.

7. Conhecendo a sua história: Totalmente interligado com o item anterior, para que o fotógrafo consiga extrair o máximo da sua história, ele precisa conhece-la. Saber o que você e a sua família gostam de fazer juntos, para desenvolver um ensaio personalizado, ou seja, que conte a sua história de uma forma única. Escolha um fotógrafo que se preocupe com isso.

8. Busque referências: Procure saber de amigos, sites, blogs e redes sociais. Busque referências de pessoas que já foram fotografadas e de profissionais que já trabalharam ao lado daquele fotógrafo;

9. Certifique-se se a empresa é registrada: A regulamentação desta profissão é recente, e muitos não possuem esta informação, mas com a nova lei, todos os profissionais devem regulamentar a sua empresa. Portanto, certifique-se de que a empresa possui o registro antes de fechar o contrato;

10. Leiam atentamente todas as clausulas do contrato: Verifiquem se ambas as parte estão sendo beneficiadas, afinal de contas um contrato é bilateral e todos devem estar de acordo com o que foi estabelecido, não esquecendo jamais de assiná-lo e exigir a sua via assinada pela empresa contratada;

11. Armazenamento das fotos: Exija em cláusula contratual a forma como as fotos serão armazenadas, qual a segurança que o fotógrafo dará ao seu cliente de que suas fotos estarão seguras depois do serviço prestado. O pendrive é a mídia mais confiável no momento;

12. Prazo de entrega e qualidade das fotos: Não basta ouvir da empresa qual o prazo de entrega, faça uma  pesquisa com noivos que contrataram o fotógrafo. Pergunte quanto tempo levou para a entrega, se foi cumprido o prazo determinado, se as fotos foram entregues tratadas e em alta resolução, pergunte tudo, tenha certeza de que ouvir experiências anteriores, seja ele positivo ou negativo, irá te ajudar muito na escolha;

13. Seleção das imagens para o álbum: Certifique-se como você vai escolher suas fotos. Procurem profissionais atualizados, que possuam sistemas que você possa acessar no conforto de sua casa, com a família, isso otimiza o tempo, é mais cômodo e você não precisa ficar indo e voltando do escritório do profissional;

14. Pense sempre do ponto de vista atemporal: Tratamentos muito coloridos, muito vintages, cores seletivas, vinhetas exageradas saem de moda, mas seu álbum é um tesouro familiar que irá atravessar várias modas e gerações;

15. Diagramação do Álbum: Veja se a diagramação dos álbuns tem unidade, se é do mesmo estilo, e se você GOSTA do que está vendo.

É isso, espero que com estas dicas, vocês possam aderir, escolher o melhor profissional e se recordar de como se olhavam em determinada época da vida. A final, no fim de tudo, o que vão ficar são as memórias e as imagens captadas com alma e que vão te fazer voltar no tempo e reviver momentos com lembranças incríveis.

Coração feito com amor por...
O Oficina das Mães é um espaço de conteúdo, referências e inspirações, onde falamos sobre diversos assuntos relacionados ao universo materno. Foi criado com muito carinho e esperamos ter você por aqui sempre! <3

Deixe seu comentário!