Oficina das Noivas

Chupetas: Usá-las ou não?

jul 16, 2018
Odontologia

Um assunto que muitos pais ficam na dúvida diz respeito ao uso da chupeta.

Normalmente a chupeta é usada como uma forma de distração para o bebê e muitas vezes é usada como uma ferramenta para acalmar o choro. Oferecer a chupeta a qualquer sinal de desconforto da criança pode levar a instalação desse hábito. É aí que está o perigo.

A chupeta pode ser indicada, mas apenas como suplementação da sucção, e não como uma forma de compensação.

É muito importante que a mãe fique atenta a real causa do desconforto em seu bebê. As vezes o bebê está com cólica ou com a fralda molhada e o uso da chupeta não irá mudar em nada a situação.

Um outro erro comum que induz ao uso prolongado da chupeta é deixa-la pendurada na roupa da criança, permitindo que ela tenha fácil acesso e faça uso livremente. Nos primeiros meses de vida, se a criança usar a chupeta para dormir, ela deve ser retirada assim que a criança pegar no sono, evitando que ela faça seu uso prolongado.

Se a chupeta for usada por muito tempo poderá haver diversas consequências, tais como:

  • alterações no desenvolvimento das arcadas dentarias
  • mordida aberta anterior
  • ausência de vedamento labial
  • respiração bucal

O ideal é que o seu uso seja removido ao final do primeiro ano de vida da criança. As alterações na dentição decídua podem ocorrer principalmente se o hábito for mantido além dos 2 a 3 anos de idade ou mais. Quanto antes o hábito for removido melhor para garantir menos efeito prejudicial para a dentição de leite.

Os efeitos nocivos desse hábito dependem de alguns paramentos, incluindo:

  • duração
  • frequência
  • intensidade

Ao comprar a chupeta também deve-se prestar atenção ao seu formato e tamanho. A chupeta deve ser compatível com a idade e o tamanho da boca do bebê. É de fundamental importância que a família esteja unida e esclarecida para fazer com que o uso da chupeta seja de forma correta e pontual, evitando assim que o habito se instale.

Se você ainda tem dúvidas sobre o uso da chupeta e como retirar esse hábito da criança depois de instalado, procure um profissional para ter uma correta orientação.

Imagens: reprodução

Formada em Odontologia pela Universidade Veiga de Almeida, seu atendimento tem foco na odontologia preventiva. Especialista em periodontia pela IOPUC (gengiva) e com extensão em odontopediatria pela São Leopoldo Mandic. Desenvolveu o projeto Welcome Baby e Kids, onde faz o pré natal odontológico e o acompanhamento de recém nascido e crianças, sempre com foco na prevenção das principais doenças bucais através de muita informação e conteúdo para a família toda.

Deixe seu comentário!