Oficina das Noivas

Como a alimentação pode ajudar na fertilidade?

nov 21, 2017
Nutrição

Se você quer saber como pode se alimentar para melhorar as suas chances de engravidar, esse post é pra você!

A primeira coisa que devemos ter em mente, é que quanto mais saudável e equilibrado nutricionalmente o casal estiver, mais facilmente o bebê chegará! Mas lembre-se: comer está relacionado com prazer, família, comunidade e a nossa identidade, e devemos levar isso em consideração.

Qual é a relação entre alimentação e fertilidade?

Os nutrientes presentes nos alimentos executam funções em todo o organismo, na fase pré-concepcional, protegendo contra má formação congênita, contribuindo para peso ao nascer e também na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, dentre outros benefícios.

Nos dias de hoje, verifica-se um aumento da infertilidade feminina e masculina, e isso pode estar relacionado com a alimentação, dentre outros fatores. O nosso comportamento alimentar vem sendo alterado ao longo dos anos e estamos consumindo muitos produtos industrializados, com alto teor de aditivos químicos, e também utilizando muitos medicamentos para controlar esses desequilíbrios nutricionais. E tudo isso acaba interferindo no metabolismo do nosso organismo.

É importante lembrar que os nutrientes estão presentes em inúmeras funções no nosso organismo: hormonais, imunológicas, emocionais, entre outras. Existe também uma relação entre a obesidade e o baixo peso com a infertilidade. Estudos mostram que quando as pessoas atingiram o peso ideal, através da mudança de hábitos alimentares e ingestão de nutrientes, a taxa de fertilidade aumentou bastante.

E o que isso significa? Os casais que pretendem engravidar devem se preocupar com a alimentação e com o estilo de vida, principalmente nessa fase. Por isso, praticar uma alimentação equilibrada na qualidade e na quantidade, que auxilie na disponibilidade dos nutrientes, é fundamental!

Como fazer para me alimentar e melhorar minhas chances de engravidar?

Para que você possa se alimentar melhor, com mais saúde, e ainda aumentar suas chances de engravidar, relaciono a seguir algumas dicas para melhorar a alimentação nessa fase pré-concepcional.

  • Substitua alimentos industrializados por alimentos frescos e naturais;
  • Reduza as fontes de cafeína (café, refrigerantes, mate e chocolates);
  • Diminua o consumo de bebidas alcóolicas;
  • Substitua carboidratos simples (refinados) por carboidratos complexos (integrais);
  • Suspenda o uso de embutidos, enlatados ou ultra processados, como congelados, devido a grande presença de sódio e gorduras trans na sua composição;
  • Consuma frutas e legumes diariamente;
  • Mantenha os intervalos de duas a três horas entre as refeições;
  • Beba bastante água!

Com essas dicas, você já está dando um grande passo em direção a uma vida mais saudável, de forma geral, e também aumentando as suas possibilidades de engravidar. Mas preciso te dizer que essas dicas não substituem o atendimento individualizado por um nutricionista ou médico.

Se tiver alguma dúvida, deixe seus comentários aqui embaixo que terei o maior prazer em te responder! Aguardo suas perguntas e comentários.

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Nutricionista Funcional Materno Infantil, Pós graduanda em Nutrição Funcional - VP Centro de Nutrição Funcional. Mãe da Laurinha e do Lucas

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