Oficina das Noivas

Quais são os cosméticos limpos da Proteína do Leite | Que utilizo na Sophie

mar 23, 2018
APLVDicasSophie Stories

Você sabia, que a proteína do leite está presente em praticamente tudo o que a gente consome em nosso dia-a-dia. Está presente nos alimentos, nos produtos de higiene, nos produtos de beleza, até no ar.

É verdade! Uma vez levei Sophie no setor de laticínios do Super Mercado e ela começou a ter reação cutânea – manchas na pele imediatamente!

Com os cosméticos (sabonetes, cremes, hidratantes, shampoos) também são assim, alguns contém a proteína do leite e os mesmos devem ser evitados, mesmo quando as crianças com APLV não apresentam manifestações cutâneas na pele, pois a reação pode ser intestinal e a maioria das pessoas que ainda não receberam o diagnóstico de APLV desconhecem este fato,

Quando descobrimos aos 7 dias de vida, que a Sophie é APLV (conto sobre isso AQUI), não fazíamos ideia de que tínhamos uma jornada longa pela frente. Foi quando fizemos uma pesquisa profunda para entender melhor sobre a alergia, e entendemos que precisaríamos mudar totalmente não só o que a Sophie fosse consumir ou ter acesso, mas que precisaríamos  mudar totalmente o estilo de vida de toda a família.

Uma pessoa alérgica a proteína do leite, requer cuidados MUITO especiais e todos a sua volta precisam se conscientizar e se adaptar a estas mudanças de hábitos.

Além do risco de consumir ou ter contato com qualquer produto ou alimento que contenha a proteína do leite, ainda existe o risco de contaminação cruzada, Ou seja, se você lavou o pratinho do seu filho com a mesma bucha que você lavou a sua louça cheia de maionese, por exemplo, houve neste ato uma contaminação cruzada.

Por aqui, logo que recebemos o diagnóstico, recebemos algumas orientações da equipe médica que acompanha a Sophie. São pequenas atitudes que fazem TOTAL diferença na vida de um alérgico!

Cuidados que adotamos após o diagnóstico

  • Enquanto estava amamentando, retirei da minha dieta todos os alimentos que continham leite, derivados e a proteína do leite;
  • Realizamos a nossa higiene pessoal com produtos que não contenham a proteína do leite. É importante, pois a criança alérgica tem contato com a nossa pele;
  • Na cozinha, armazenamos todos os utensílios da Sophie (potinhos, pratos, talheres, mamadeira, bicos etc) dentro de um Esterilizador a Vapor para Micro-Ondas – Philips Avent e os mantemos sempre higienizados e esterilizados;
  • A buchinha de lavar a loucinha dela, também é diferente da nossa e armazenada em local isolado;
  • A mesma coisa acontece com as penelas, processadores, colher de pau, etc. São diferentes (uso somente para ela) e são armazenados de forma isolada;
  • Sempre lavamos as mãos e escovamos os dentes, toda vez que ingerimos qualquer tipo de alimento;
  • Sempre observamos nas embalagens de qualquer produto, se possuem as proteínas do leite e no caso de não haver esta informação no rótulo, ligamos para o SAC imediatamente.

É importante lembrar que algumas crianças alérgicas a proteína do leite, também podem ser alérgicas a outras proteínas, como: da soja, germe de trigo, mel, ovos, glúten e corantes, portanto, os pais e cuidadores precisam observar os alimentos e cosméticos que utilizam estas substâncias, e converse com o médico que os acompanha, quais são os cuidados necessários a serem tomados.

E se a mamãe ainda está amamentando, deve tomar as mesmas precauções adotadas na criança alérgica.

Foi bem difícil este processo de adaptação no início, mas depois acabamos nos acostumando, Me habituei a não usar perfume desde que a Sophie nasceu, por exemplo. Nós adotamos todos estes cuidados especiais e até hoje, não sentimos nenhuma falta.

Quais são os cosméticos que utilizamos na Sophie

Em nossas pesquisas encontramos diversas listas espalhadas pela internet. Isso pode até parecer bom num primeiro momento, mas CUIDADO, existem muitas listas que não são confirmadas e testadas, portanto, não são confiáveis.

O ideal mesmo é entrar em contato com o fabricante. Por aqui, virei a neurótica dos SACs, se eu compro uma água mineral, já estou eu, sem perceber, lendo o rótulo rs.

Muitas mamães me perguntam quais são os produtos de higiene que uso na Sophie, já que ela é APLV, confesso que tenho até um certo receio em responder, pois qualquer erro pode ser fatal e com este tipo de alergia não se brinca.

Mas atendendo a pedidos, aqui vão os cosméticos que utilizamos por aqui. Antes de optar por estes produtos, fiz uma pesquisa com o fabricante, e tive o acompanhamento da equipe de médicos que tratam a Sophie.

Produtos da Mustela

A Mustela, possui uma infinidade de produtos de acordo com cada tipo de pele. Listei aqui os produtos para pele normal, que uso na Sophie.

Higiene

  • Água de limpeza sem enxaguamento
  • Água refrescante Perfumada
  • Lenços umedecidos – Toalhas de viagem
  • Pomada assaduras – Pomada Zona da Fralda

Banho

  • 2 em 1 Gel Lavante
  • Champô Espuma Recém-Nascido (usei até os 3 meses)
  • Champô Suave
  • Espuma de Banho Multissensorial (usei até os 3 meses)
  • Gel lavante suave

Hidratação

Creme Hidratante Calmante de Rosto
Hydra Bébé® Creme Rosto
Hydra Bébé® Leite Corporal
Óleo de Massagem (usei até os 3 meses)

Proteção Solar

Leite Solar Proteção Muito Elevada
Leite Solar Proteção Muito Elevada Especial Rosto
Spray Após-Sol 

“A Mustela Portugal informou que “nenhum dos produtos Mustela possui leite de vaca, nem derivados ou vestígios. Todos os produtos são produzidos e testados diretamente no bebé para assegurar uma maior segurança, qualidade e tolerância dos mesmos à pele sensível do bebé, desde o nascimento.” – Fonte: Site Mustela. Mais informações sobre estes produtos AQUI.

ATENÇÃO: Antes de utilizar estes e quaisquer outros produtos no seu bebê ou criança com alergia a proteína do leite, entre em contato com o fabricante e consulte o médico que acompanha a sua criança.

Pois não quer dizer que o que funciona por aqui, pode funcionar por aí. Cada criança tem um forma diferente de reação e é de extrema importância obter a confirmação antes do uso de quaisquer produtos que seja.

Crédito das imagens: fotos nada profissionais, mas retiradas com muito amor pelo Iphone da mamãe babona que vos fala. <3

#Este post, não é um publipost

Blogueira
Nici Guedes. Esposa do Fabio, Mãe da Sophie. Cristã e Carioca da gema. É formada em Contabilidade, Administração de Empresas e em Direito, mas nunca se encontrou em nenhum processo ou nos números! Encantou-se pelo mundo de casamentos em 2011, e em 2013 criou o Oficina das Noivas e em 2017 se realizou com o Oficina das Mães.

Deixe seu comentário!