Oficina das Noivas

Qual a importância da Saúde Oral na Gestação

maio 04, 2018
Odontologia

O mês de maio é um mês muito especial aqui no blog e na coluna, pois é o mês em que comemoramos o dia das mães. Em homenagem as futuras e atuais mamães, vou falar hoje sobre um tema muito importante, porém ainda pouco divulgado, a importância da saúde oral na gestação.

A saúde durante a gestação é um dos principais fatores a determinar o nascimento de um bebê saudável. A odontologia atual nos indica que os cuidados com a saúde bucal devem começar antes mesmo do nascimento do bebê, ainda durante o período pré-natal.

Durante esse momento as mulheres estão ávidas por informações e focadas em manter a sua saúde como um todo, em prol de uma gestação saudável.

Os principias objetivos de visitar o dentista nesse período são:

  • o autocuidado da gestante (mantendo ou resgatando a saúde bucal)
  • possibilitar uma melhor condição bucal (livre de dor e infecção)
  • receber as orientações sobre saúde bucal do bebê

Existem muitas dúvidas e mitos relacionados ao atendimento odontológico a gestante. O ideal é que se avalie as reais necessidades da paciente naquele momento, cabendo ao dentista avaliar quais procedimentos devem ser realizados imediatamente e quais devem ser adiados.

Todo e qualquer foco de infecção deve ser tratado na gestante, assim como é de suma importância estar com as gengivas saudáveis. Mesmo mulheres que não apresentam sangramento gengival podem passar a apresentar durante a gestação, devido as alterações hormonais e mudanças de hábitos. As que já apresentavam antes da gravidez, podem ter a doença agravada nesse período.

As infecções de gengiva podem alterar a saúde geral da gestante e causar efeitos indesejáveis para o bem-estar do feto. A prevalência dessa alteração é variável e bastante comum, tendo sua severidade gradualmente aumentada até a 36ª semana de gestação.

Atenção

Futuras mamães que apresentam sangramento gengival. Essa condição não é normal. Inclusive a federação europeia de periodontia recomenda que a gestante procure um profissional caso apresente halitose oral, sangramento gengival e/ou mobilidade dentária. Caso seja diagnosticado a doença periodontal pode ser tratada sem riscos para a gestante.

A gestante pode receber atendimento odontológico durante toda a gestação, porém, o segundo trimestre é considerado ideal e mais seguro para realização do tratamento odontológico clínico ou cirúrgico que não possa ser postergado para depois do nascimento da criança.

Durante o período gestacional, especificamente a partir da terceira semana de vida intrauterina, o embrião já apresenta a futura cavidade bucal formada. Na sexta semana de vida embrionária, inicia o processo de desenvolvimento do dente. Os hábitos de dieta maternos durante a gestação podem influenciar nas preferências a determinados sabores, como o doce por exemplo. Durante a consulta odontológica é reforçada a importância de se ter uma alimentação saudável com baixo conteúdo de açucares livres. A mãe que tem bons hábitos tem maior facilidade em transmiti-los aos seus filhos.

Resumindo, as consultas odontológicas durante a gestação ajudam as mamães a ter ou manter uma boca saudável, com hábitos corretos de higiene bucal, sem dor para que consiga se alimentar corretamente e ainda aprende sobre os principais cuidados que se deve ter após o nascimento do bebê. Um profissional saberá avaliar sua condição gengival, ajudar no controle da limpeza (pois os enjoos podem atrapalhar), e dar dicas para ficar ainda mais saudável e prevenir possíveis complicações futuras.

Se tiver qualquer dúvida sobre isso e quiser conversar. Me escreve!

Beijos e até a próxima!

Formada em Odontologia pela Universidade Veiga de Almeida, seu atendimento tem foco na odontologia preventiva. Especialista em periodontia pela IOPUC (gengiva) e com extensão em odontopediatria pela São Leopoldo Mandic. Desenvolveu o projeto Welcome Baby e Kids, onde faz o pré natal odontológico e o acompanhamento de recém nascido e crianças, sempre com foco na prevenção das principais doenças bucais através de muita informação e conteúdo para a família toda.

Deixe seu comentário!